MEDIAÇÃO INTERNACIONAL GARANTE INDENIZAÇÃO EM MORTE DE TURISTAS BRASILEIROS NA ARGENTINA
No mês de maio de 2017, dois casais em passeio na Argentina foram vitimados em acidente de trânsito, provocado por um caminhão de uma transportadora local. Após a morte dos turistas brasileiros, os filhos dos mesmos contrataram o escritório Cortez&Gonçalves Advogados Associados para fins de pleitear ação indenizatória contra a empresa de transportes argentina.
Os Advogados Dr. Frederico Cortez e Dr. Erivelto Gonçalves, em parceria com a Advogada Dra. Liziana Andrea Amaran Rubim na Argentina, acionaram a seguradora para fins da quitação do seguro para os herdeiros das vítimas fatais do acidente.
Em primeira rodada de negociação, a seguradora propôs um valor abaixo do perfil dos falecidos, uma vez que eram pessoas de nível cultural e financeiro destacados. No caso, os três advogados enfatizaram para a seguradora a ausência da excludente de culpabilidade no acidente, tendo sido provado que o motorista do caminhão foi negligente no seu trabalho ao guiar o caminhão.
Sendo todos os herdeiros maiores de idade, restou cabível a condenação pelo dano moral em razão da omissão do motorista da transportadora em não guiar o veículo com a cautela devida e exigida.
Por fim, após duas reuniões, chegou-se no acordo em mesa de negociação a ser pago pela seguradora no valor de $ 2.750.000,00 (dois milhões, setecentos e cinquenta mil pesos argentinos) para os filhos dos turistas mortos. Toda o processamento da mediação internacional, desde o ajuizamento até a quitação dos valores, durou dez meses.
Cortez&Gonçalves Advogados Associados
Dr. Frederico Cortez-Sócio
Dr. Erivelto Gonçalves – Sócio